Catégories
Uncategorized

Gil encerra sua Turnê Europa 2013 – Fé na Festa em Lisboa

Terça-feira, 6 de Agosto de pleno verão lisboeta, Gil e sua banda subiu ao palco do Coliseu dos Recreios – Lisboa – PT e encerrou sua “Turnê Europa 2013 – Fé na Festa”. Um espetáculo com muita energia e um repertório com a boa música nordestina brasileira que agradou aos seus convidados que ocuparam quase todas as cadeiras do Coliseu e aplaudiram fervorosamente sua presença acompanhado por seus brilhantes músicos; Artur, Jorginho, Nicola, Mestre Nuno, Gustavo e Sérgio.

 

 

 

 Terça-feira, 6 de Agosto de pleno verão lisboeta, Gil e sua banda subiu ao palco do Coliseu dos Recreios – Lisboa – PT e encerrou sua “Turnê Europa 2013  –  Fé na Festa”. Um espetáculo com muita energia e um repertório com a boa música nordestina brasileira que agradou aos seus convidados que ocuparam quase todas as cadeiras do Coliseu e aplaudiram fervorosamente sua presença acompanhado por seus brilhantes músicos; Artur, Jorginho, Nicola, Mestre Nuno, Gustavo e Sérgio.

 

Logo após a primeira canção; tema de abertura doa turnê “Fé na Festa” Gil deu seu caloroso agradecimento; “ Boa noite Lisboa … é um prazer esta novamente aqui!” e segue com seu repertório sendo acompanhado em coro por seus fãs.

 

 

O ex-ministro da Cultura do Brasil levou a plateia, para além da boa música, informações sobre as lendas ligadas a origem de algumas das músicas presente em seu repertório, entre elas a origem da palavra; Forro. “Na segunda guerra mundial os soldados americanos, que estavam no Brasil, costumavam organizar bailes e festejos, era de acesso livre, usava-se o termo “for all” (para todos) para designar a característica da festa. Com a dificuldade na pronúncia, foram chamando de forró » Esclareceu Gil a origem do nome Forró »  

 

O público teve o prazer de ouvir entre outras; “Asa Branca” – Clássico Nordestino do Rei do Baião – Luiz Gonzaga –  “Expresso 222” “ Qui Nem Jiló” Vem Morena” “ Eu Só Quero Um Xodó” e “Lamento Sertanejo” do saudoso sanfoneiro,  Dominguinhos”,  o qual Gil fez sua honrosa homenagem ao seu amigo que faleceu há duas semanas.

 

 

 

 

A  grande noite noite de encerrramento da “ Turnê Europa 2013 – Fé na Festa” terminou com Gilberto Gil  mostrando sua boa forma aos 71 anos, cantando e dançando  com seus fãs de pé,  cantando;  “ To te Esperando na Janela” e Olha pro céu, meu amor // Vê como ele está lindo //  Olha praquele balão multicor// Como no céu vai sumindo// Foi numa noite, igual a esta// Que tu me deste o coração// O céu estava, assim em festa // Pois era noite de São João// Havia balões no ar// Xóte, baião no salão // E no terreiro // O teu olhar, que incendiou// Meu coração! ( Luiz Gonzaga).

 

 

 

 

 

 

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *