Catégories
Uncategorized

Ney Matogrosso em Lisboa – Ano Brasil em Portugal 2012

 

 

 

 Terreiro do Paço em Lisboa, foi o palco para o primeiro concerto de abertura “Ano Brasil em Portugal” com Ney Matogrosso.

 

Ao acender das luzes no palco, Ney agradeceu ao público com grande entusiasmo; “obrigada minha Lisboa…” e deu inicio ao espectáculo de abertura das comemorações do pais tropical na terra de Camões. Para além de apresentar um repertório variado, o artista brasileiro fez suas típicas coreografias, ora dançava, ora curvava sobre uma cadeira, mostrando sua boa condição física com seus 71 anos de idade.

 

 

 

A cada canção o público acompanhava em coro fazendo da noite lisboeta, um grande momento de intercâmbio cultural, com um público formado entre outros, por portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e claro a presença marcante da grande comunidade brasileira prestigiando o primeiro espectáculo das comemorações “Ano Brasil em Portugal 2012”.

 

 

 

A festa de comemoração « Ano Brasil em Portugal 2012 » continua no Terreiro do Paço – Lisboa, neste domingo,23/09 a partir das 17h00 com Martinho da Vila, Zeca Baleiro e Paulo Gonzo, Carminho, Boss Ac e Zé Ricardo.

Catégories
Uncategorized

Festa dos 190 anos de Independência do Brasil em Lisboa

 

 

 
Foi comemorado em Lisboa, sexta-feira, (7/9) 190 anos de Independência do Brasil. O  tradicional evento ocorreu na residência  do Embaixador e Embaixatriz do Brasil em Portugal, Mário Vilalva e Vânia Vilalva.

 

 

Em pleno ano de comemoração “Ano Brasil em Portugal” o Embaixador Mário Vilalva falou ao Culturabrazil-europa.com da importância deste intercâmbio cultural entre os dois países. “O ano do Brasil em Portugal vem proporcionar ao Brasil, conhecer um  Portugal diferente…um país moderno…país que muitos ainda não tem  conhecimento …será uma grande oportunidade para os dois países estreitar cada vez mais os laços comerciais e culturais”.

A festa contou com a presença de vários convidados, entre eles autoridades brasileiras, portuguesas e representantes das Embaixadas dos quatro continentes políticos; América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.

 

 

O evento  estava composto por uma programação diversificada; apresentação das candidatas a Miss Brasil-Europa, representadas por Ana Paula.  “Apresentação das mesmas na festa da Independência do Brasil em Lisboa foi momento ímpar na vida de cada uma delas… estou muito feliz pela oportunidade de apresentar as candidatas nesta festa, a Embaixatriz Vânia Vilalva se comprometeu de dá aulas de etiquetas para ás candidatas. To muito grata pelo apoio que recebi da Embaixada do Brasil em Portugal”. Disse Ana Paula ao Culturabrazil-europa.com.

 

Para além da presença das candidatas a Miss Brasil-Europa os convidados tiveram o prazer de degustar a gastronomia e ouvir a boa música brasileira, na voz da cantora portuguesa Wanda Stuart e do Grupo Dona Zefa que veio da capital nordestina Fortaleza, exclusivamente para se apresentar na festa dos 190 anos de Independência do Brasil.

 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. O caso mais conhecido foi à execução de Tiradentes pela coroa portuguesa por defender a liberdade do Brasil.

7 de Setembro dia da independência do Brasil – Dia do FICO

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro I, impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou; « Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico. »